Sangue no esperma
Nem sempre isso significa algo muito grave
Dr. Ricardo de La Roca
A presença de sangue no líquido ejaculado na hora do gozo assusta e pode representar desde pequenos problemas sem maior gravidade ou alterações importantes hormonais e até anatômicas.
As mais comuns situações são rompimentos de pequenos vasos, na próstata ou na uretra, por esforço numa ejaculação de grande intensidade. Por outro lado, a hipertensão arterial pode se manifestar por esses sangramentos bem como sangramentos nasais, ou sufusões oculares, portanto deve-se sempre cogitar essa possibilidade.
Prostatites agudas por bactérias podem dar dor perineal, febre, esperma amarelado e por vezes sanguinolento, acompanhados de alterações do ritmo miccional, aumentando o número de vezes ao dia das micções, com ardor ao urinar.
Alterações hormonais podem aumentar a espessura de uma camada mucosa que reveste as vesículas seminais, no qual os espermatozoides ficam represados até serem ejaculados para dentro da próstata, e o aumento de espessura dessa camada pode levar a um sangramento misturado com o ejaculado. Doenças císticas das vesículas seminais podem favorecer infecções dessas vias e consequente inflamação com sangramento.
Os tumores de próstata ou de outro órgão reprodutor não se manifestam normalmente por presença de sangue no ejaculado, conforme muitos acreditam.
O uso crônico de anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico e anticoagulantes podem levar a uma diminuição da capacidade de formação dos coágulos e com isso levar a sufusões hemorrágicas em várias partes do corpo, incluindo a parte reprodutora.Traumatismos uretrais, durante a relação, levam a sangramento abundante, mas isolado do ejaculado.
Em situações como as descritas acima, a consulta com um médico urologista é imprescindível, pois somente com exames, o tratamento poderá ser iniciado.
E você, tem alguma dúvida? Mande para o Dr. Uro. Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
De sua opnião para uma melhorar-mos
a forma que voc~es leitore querem ler.