Sustentabilidade

Sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE. Você Sabe o que é Isso?

06/02/2009

Isto aqui é Brasil





Informativo do Instituto

ATOL DAS ROCAS


O Atol das Rocas, localizado em mar territorial brasileiro (aproximadamente 267 Km da cidade de Natal - RN e 148 Km do Arquipélago de Fernando de Noronha - PE), foi descoberto pelo navegador português Gonçalo Coelho em 1503 e, desde então, sua história é pontuada por inúmeros naufrágios.
Rocas representa o único atol do oceano Atlântico Sul e tem importância ecológica fundamental por sua alta produtividade biológica e por ser uma importante zona de abrigo, alimentação e reprodução de diversas espécies animais. Daí ter-se transformado na primeira Reserva Biológica Marinha do Brasil, em 5 de junho de 1979, pelo Decreto-lei no 83.549.
A área da ReBio (Reserva Biológica, que é uma área delimitada para abrigar espécies vegetais e animais cujo valor científico e educativo restringe o acesso apenas a atividades de pesquisa e fiscalização) do Atol das Rocas compreende 360 Km2, incluindo o atol e as águas que o circundam.
Atol é uma formação de recifes de coral em forma de anel. O vocábulo foi introduzido na linguagem científica internacional pro Charles Darwin. Já a palavra "rocas" vem do espanhol e significa rochas ou pedras.
Na maré alta somente ficam emersas duas ilhas, chamadas Farol e Cemitério, formadas por fragmentos de conchas, ossos de aves e de peixes e detritos vegetais. A ilha do Farol era chamada pelos franceses e ingleses de ilha de Sable ou Sand, enquanto a do Cemitério era conhecida como ilha de Grass ou Capim. Tais nomes foram mudados em função da construção do primeiro farol e do sepultamento de faroleiros, familiares e náufragos, respectivamente.
Na maré baixa surgem na área interior do Atol várias piscinas naturais, de tamanhos e profundidades variadas, que atuam como berçários para diversas espécies marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opnião para uma melhorar-mos
a forma que voc~es leitore querem ler.