Sustentabilidade

Sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE. Você Sabe o que é Isso?

11/04/2009

Conficker.Ameaça sem cura ou diversão ?


Internet | 10/04/2009 07h30min

Conficker disparará novos ataques em 3 de maio
Worm de rede recebeu recentemente instruções via conexões P2P
O malware Conficker deve disparar uma nova onda de ataques no dia 3 de maio. A informação foi divulgada pela empresa de segurança TrendMicro. O worm de rede recebeu recentemente instruções via conexões P2P.
Na data, o vírus deve conectar-se com outras máquinas e transmitir o malware, que explora uma falha do sistema operacional Windows, da Microsoft, já corrigida. Manter o programa atualizado ajuda a escapar da infecção, bem como rodar ferramentas de segurança.
Segundo Ivan Macalintal, pesquisador da Trend Micro, o malware faz conexões a sites como MySpace.com e MSN.com para checar se o usuário tem conectividade à web. Caso o resultado seja positivo, então o PC inicia o contato com outras máquinas infectadas via P2P.
Uma vez instalado, o código pode controlar o computador remotamente e usá-lo para enviar vírus, spam ou mesmo obter dados pessoais armazenados nas máquinas infectadas.
Ativo desde o ano passado, o Conficker já afetou mais de 10 milhões de computadores rodando o sistema operacional da Microsoft, o Windows. A empresa oferece uma recompensa de US$ 250 mil para quem souber identificar os desenvolvedores do malware.
O P2P, ou Peer-to-Peer (do inglês par-a-par), é uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.


FBI alerta para ativação de nova versão do vírus Conficker

IBM estima que 45% dos computadores infectados estejam na Ásia e 31% na Europa
O FBI (Polícia federal americana) lançou um alerta sobre a ativação, a partir desta quarta, da nova versão do vírus Conficker, que poderia infectar os computadores de empresas, governos e usuários no mundo todo. Em comunicado, o FBI se mostra "consciente" do risco que o vírus carrega, e assegura estar trabalhando "com o governo, com as agências de inteligências e com o setor privado para combater a ameaça".
No entanto, o órgão recomendou ao público aumentar a atenção a partir deste dia 1º de abril no uso do computador, especialmente na abertura de e-mails com spam.
Os especialistas do setor advertiram de que esta nova versão do Conficker, também conhecida como Conficker.C, Downadup ou Kido, já invadiu milhões de computadores e começará a receber novas ordens amanhã.
A IBM estima que 45% dos computadores infectados estejam na Ásia, 31% na Europa, 14% na América Latina e só 6% na América do Norte.
A nova modalidade do vírus fará com que os computadores invadidos se conectem com os servidores dos hackers, mas não ficou claro quais serão as consequências, segundo os analistas.
O programa tem a capacidade de criar o que se conhece como rede de "zumbis", computadores conectados a servidores remotos sem o conhecimento dos donos através dos quais hackers podem operar. Os especialistas recomendam manter o antivírus e o Windows atualizados, assim como os programas para combater malwares e demais softwares nocivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opnião para uma melhorar-mos
a forma que voc~es leitore querem ler.