09/04/2009

Medicina


Medical Journal -
Enterovírus pode funcionar como gatilho no desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças, segundo artigo da Diabetologia


Artigo de cientistas britânicos, publicado na revista científica Diabetologia deste mês, mostra que o enterovírus pode ser um gatilho para o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças geneticamente predispostas a apresentar esta patologia.
Na pesquisa foram encontrados sinais de enterovírus (família de vírus que causa vômitos e diarreia) nas células beta do pâncreas - células produtoras de insulina - em 60% das crianças pesquisadas que tinham diabetes do tipo 1. Praticamente não foram encontrados estes sinais no grupo controle de crianças que não possuíam a doença.
Em 40% dos adultos pesquisados com diabetes tipo 2, foram encontrados sinais de infecção pelo vírus nas células produtoras de insulina, mostrando que os resultados podem não estar restritos ao tipo 1 da doença.
Os resultados do estudo sugerem que, em crianças com predisposição genética para o diabetes do tipo 1, infecções por enterovírus podem desencadear uma reação imunológica que inicia o desenvolvimento da doença.
Em relação ao diabetes de tipo 2, frequentemente associado à obesidade em adultos, os estudiosos especulam que a infecção possa afetar a habilidade de produção de insulina pelas células beta do pâncreas.
Este estudo é uma esperança para o desenvolvimento de uma vacina para a prevenção de alguns casos de diabetes, mas para isto são necessárias novas pesquisas para descobrir quais tipos de enterovírus podem servir de gatilho para a doença e como a infecção modifica o funcionamento das células pancreáticas.


BlogBlogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opnião para uma melhorar-mos
a forma que voc~es leitore querem ler.