Sustentabilidade

Sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE. Você Sabe o que é Isso?

03/05/2009

Fim de Baldiações.Alto Tiête: Area ferrea de Trem metropolitano recebera Trens Espaanhoes direto até Estação Estudandes




07.mai.2009 Redação
CPTM divulga previsão de horários

CAROLINE LOPES
Um dia após o anúncio da vinda dos trens do Expresso Leste para a Cidade a partir do próximo sábado, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sérgio Avelleda, veio, de trem, até a Estação Mogi das Cruzes, no Centro, onde divulgou a previsão dos horários das viagens dos trens espanhóis até a Estação Estudantes. Não há precisão nos instantes de embarques, porém, os trens do Expresso Leste servirão ao Município em intervalos médios de duas horas e 30 minutos, em dias úteis, sábados, domingos e feriados. O Diário fez um cronograma aproximado dos horários (Veja quadro nesta página).
Durante a semana, entre 9 e 15 horas, haverá seis trajetos, sendo a metade em direção à Luz e a outra com destino à estação Estudantes. Ainda em dias úteis, após as 19h30, haverá quatro percursos rumo a Capital, sendo que às 22h15 o horário será fixo e preciso. Neste período, outras quatro viagens serão feitas no sentido Mogi das Cruzes, sendo que à meia-noite o trem espanhol partirá de São Paulo e passará a noite na parada férrea Estudantes até a primeira viagem da manhã de volta a Luz, agendada para as 5 horas (da madrugada), outro horário permanente e específico. Aos sábados, domingos e feriados os intervalos serão de duas horas e 30 minutos. "É preciso deixar bem claro que os horários não serão cumpridos à risca. Os trens, portanto, poderão partir antes ou depois deles. Com exceção, é claro, dos horários fixos já divulgados ontem (anteontem)", disse Avelleda.
A princípio, os trens que atenderão Mogi das Cruzes são os mesmos espanhóis reformados que hoje param em Guaianazes. As composições contam com oito vagões, enquanto que as que atualmente circulam em território mogiano têm seis. A capacidade dos trens do Expresso Leste é de levar 2 mil passageiros ao mesmo tempo, sendo que os atuais transportam 1,6 mil. Avelleda não quis dizer quantos trens espanhóis virão até Estudantes. "Isso não importa. O que importa são as viagens, os horários, que podem ser executados por até um único trem. Para a Linha 11-Coral (Estudantes-Luz) temos 14 trens do Expresso Leste e um na reserva técnica. Já os trens reformados que servem a linha são em onze, sendo um deles também destinado a emergências".
Segundo o profissional, não haverá aumento no número de viagens, já que o Expresso Leste, quando vier até Mogi, estará substituindo os trens antigos. "Continuaremos com 122 viagens para Estudantes e 170 para São Paulo (diariamente)".
A fim de informar aos passageiros, haverá no Expresso Leste uma sinalização sonora antes da chegada em Guaianazes, avisando aos usuários que não é mais necessário descer naquela estação para seguir até São Paulo. A viagem até a Capital, que hoje é feita em uma hora e cinco minutos, terá redução de 15 minutos nos horários fora do pico e de dez nos percursos feitos nas faixas de rush. "É justamente o tempo que o usuário gastava para descer em Guaianazes e fazer a baldeação", explicou.
Não existe previsão para que os trens do Expresso Leste comecem a circular em todas as viagens que cortam a Cidade. Será preciso eliminar as cancelas primeiro. No entanto, o sistema espanhol deverá atingir 100% em Suzano entre 2011 e 2012. "Aí vai haver um novo alívio para os passageiros de Mogi. É que, quando o Expresso Leste não passar, a baldeação em Suzano, com muito menos usuários, será bem menos sofrida", diz. Exclusivamente para a linha 11-Coral, serão comprados, em concorrência pública que está em vias de ser aberta, nove trens novos, ao custo de R$ 30 milhões cada, que serão incorporados ao trajeto dentro dos próximos três anos. "Não sei ainda que modelo será porque vamos pegar o mais barato durante a licitação. Mais será bem mais moderno que o Cofebra 2 (aquele que serve a Linha 9- Esmeralda e que apareceu na mídia, nesta semana, em vários veículos, como propaganda da estatal). Haverá oito carros, ar condicionado, câmera dentro dos vagões, que serão em salões únicos a fim de facilitar a distribuição dos passageiros".
Em 1998 o Expresso Leste chegou a circular na Cidade, sendo levado embora sob o argumento de que havia muitos casos de vandalismo na Região. "O Expresso Leste chegou para ficar. Não vai sair mais de Mogi. Pelo contrário. Vamos ampliá-lo. Sobre o vandalismo, acredito que diminuirá à medida que serão aprimorados os serviços", disse o profissional, acrescentando que os preços das passagens serão mantidos.



Da redação do Diário de Mogi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opnião para uma melhorar-mos
a forma que voc~es leitore querem ler.